sábado, março 02, 2013

Honeymoon...

A lua de mel é o período de celebração privada que sucede ao casamento, por parte do marido e da esposa.

Há diversas versões sobre como se originou a lua de mel. Uma delas é de que na Roma Antiga, o povo espalhava gotas de mel na soleira da casa dos recém-casados. Outra afirma que entre os povos germânicos, era costume casar na lua nova, e os noivos levavam uma mistura de água e mel, denominada hidromel, para beber ao luar.

A que reporta mais a antiguidade é de dois mil anos antes de Cristo, na Babilônia, o pai da noiva oferecia ao genro hidromel, para ser consumida nos 30 dias imediatos ao casamento, quando os noivos comemoravam, só entre eles, a união matrimonial. Na época, a contagem dos dias era feita pelo calendário lunar, razão pela qual esse período de comemoração ficou conhecido como "lua de mel".

Existia a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão. Daí surgiu a tradição actual da lua de mel.

História

Uma das primeiras referências a uma lua de mel está em Deuteronômio 24:5): "Se um homem tiver se casado recentemente, não será enviado à guerra, nem assumirá nenhum compromisso público. Durante um ano estará livre para ficar em casa e fazer feliz à mulher com quem se casou."

Originalmente "lua de mel" simplesmente descreveu o período logo após o casamento quando as coisas estão na sua fase mais encantadora. Presume-se que ela dure em torno de um mês. O primeiro prazo para isto em Inglês foi hony moone, que foi registado já em 1546.

Na cultura Ocidental, o costume de um casal recém-casado sair de férias juntos originou-se no início do século 19 na Grã-Bretanha, um conceito emprestado da elite indiana, no subcontinente indiano. Casais da alta classe teriam um "tour de noiva", por vezes acompanhados por amigos ou familiares, para visitar parentes que não puderam comparecer ao casamento. A prática logo se espalhou para o continente europeu e era conhecido como voyage à la façon anglaise (viagem em estilo Inglês) na França a partir da década de 1820.

Lua de mel no sentido moderno (ou seja, uma simples viagem de férias empreendida pelo casal) generalizou-se durante a Belle Époque, como um dos primeiros exemplos de turismo de massa moderno. Isso aconteceu apesar da desaprovação inicial por um parecer médico contemporâneo (que se preocupou com a saúde frágil das mulheres) e por guias savoir vivre (que lamentou a atenção do público atraído pelo que foi assumida como a iniciação sexual da mulher). Os destinos de lua de mel mais populares na época eram a Riviera Francesa e Itália, em particular os seus balneários e cidades românticas como Roma, Verona e Veneza. Normalmente lua de mel começaria na noite em que eram casados, com o casal saindo no meio da recepção para pegar um trem ou navio atrasado. No entanto, no século 21, muitos casais não saem até 1 a 3 dias após a cerimônia e recepção, a fim de amarrar as pontas soltas com o local de recepção e / ou simplesmente desfrutar da recepção em sua plenitude e ter uma noite relaxante, depois de se recuperar, antes de empreender uma longa viagem.

Uma pesquisa recente pelo conselho de casamento da América afirmou, que em média, casais em lua de mel têm relações sexuais duas vezes durante uma lua de mel.
Etimologia

O Dicionário Aurélio da língua portuguesa não oferece nenhuma etimologia, mas dá exemplos que remontam ao século 16.

A lua de mel também pode ser os primeiros momentos que um par de recém-casado passam juntos, ou o primeiro feriado que passam juntos para celebrar seu casamento. "O primeiro mês após o casamento, quando não há nada mas ternura e prazer" (Samuel Johnson). Originalmente não ter nenhuma referência ao período de um mês, mas comparando a afeição mútua de duas pessoas recém-casadas para a mudança da lua o que não é completamente rápido do que ele começa a desvanecer-se, agora, normalmente, o feriado que passam juntos por um casal recém-casado, antes de se estabelecerem em casa.

Uma das citações mais recentes no Dicionário Oxford de Inglês indica que, enquanto lua de mel hoje tem um sentido positivo, a palavra era originalmente uma referência para o declínio inevitável do amor como uma fase da lua. Esta, a referência primeira conhecida literária para a lua de mel, foi escrito em 1552, em Abecedarium Richard Huloet do Anglico Latinum. Huloet escreve: Hony mone, um termo aplicado a proverbialmente como ser recém-casados, que não vai cair na primeira, mas th'one ama o outro no início excessivamente, a probabilidade de sua exceadinge amar parecendo aswage, vós, que o tempo vulgar as pessoas chamam o mone Hony. -Abcedarium Anglico-Latinum pro Tyrunculis de 1552

Em muitas partes da Europa era tradicional para fornecer um casal recém-casado com hidromel o suficiente para um mês, garantindo a felicidade ea fertilidade. A partir desta prática temos lua de mel ou, como dizem os franceses, lune de miel [lit. "Lua de mel"]. Dado que esta etimologia não aparece nos trabalhos habituais acadêmicos sobre etimologia, esta alegação é geralmente descartada como uma etimologia falsa.

Há muitos calques da lua de mel palavra do Inglês para outras línguas. Os traduz forma francesa como "lua de mel" (lune de miel), assim como o espanhol (luna de miel), Português (lua de mel) e Italiano (luna di miele) equivalentes. A palavra galesa para lua de mel é mis mel, que se traduz como "mel mês" e, similarmente, o ucraniano (Медовий місяць), polonês (miesiąc miodowy), russo (Медовый месяц), árabe (شهر العسل Shahr el 'Assal), grego ( μήνας μέλιτος του) e hebraico (ירח דבש yerach d'vash) versões. (Curiosamente, Yerach é usado para o mês, ao invés do Chodesh mais comum Yerach está relacionada com a Yare'ach palavra para lua e as duas palavras estão escritas da mesma forma:. ירח.) A palavra persa é ماه عسل Asal e mah que tem tanto as traduções "lua de mel" e "mel mês" (mah em persa significa tanto a lua e mês). O mesmo se aplica à ay palavra no equivalente turco, balayı. No idioma húngaro é chamado de "semana mel" (mézeshetek). Da mesma forma, a palavra tâmil para lua de mel é "Thaen Nilavu", significando Thaen-mel e nilavu-moon.
Fonte: Wikipédia

Sem comentários: